Conectado por

Porto Velho

Energisa leva Programa de Eficiência Energética a escolas municipais  


Compartilhe:

Publicado por

em

Iniciativa aproveita período de quarentena dos alunos para melhorar iluminação das salas de aula com lâmpadas mais econômicas para as escolas  

Em três dias, mais de mil lâmpadas e treze geladeiras de seis escolas municipais e duas entidades filantrópicas de Porto Velho foram trocadas pela Energisa. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), projeto que visa levar soluções de economia de energia e ações de conscientização sobre o uso racional desse insumo essencial no dia a dia.  

 

As obras foram realizadas enquanto os estudantes permanecem em casa, para evitar a contaminação pela Covid-19. A expectativa é que eles sejam diretamente beneficiados no retorno às aulas com sala mais claras e também com iniciativas educativas. O caminhão Nossa Energia, que faz parte do programa e oferece atividades lúdicas para a conscientização do melhor uso da energia, passará por todas as unidades assim que os alunos estiverem de volta.  

 

As ações do PEE acontecem em Rondônia desde outubro do ano passado. O PEE atende consumidores residenciais de baixa renda, associações de bairro, creches, escolas e hospitais públicos. Nessa etapa, foram atendidas as escolas municipais Mãe Margarida, São Miguel, Eng. Walder Adão Denny Siqueira, Som da Graviola,Flamboyant I e Pingo de Gente além da associação beneficente educacional Nova Aliança e São Tiago Maior. 

 

Segundo Talis Henrique Alcantara, coordenador de Eficiência Energética, foi feito um plano de ação para que o projeto continuasse funcionando mesmo durante a pandemia. “Queremos continuar beneficiando nossos clientes, então buscamos alternativas para manter o trabalho de forma segura para nossos colaboradores e para a população. Adequamos a programação para que os alunos tenham uma escola iluminada e mais confortável no retorno às aulas presenciais”. 

 

Localizada no bairro Jardim Santana, a Escola Municipal de Educação Infantil Mãe Margarida, que atende mais de 450 estudantes, foi uma das beneficiadas com a troca de mais de 400 lâmpadas de LED, que têm longa durabilidade e economia substancial em relação às lâmpadas comuns. Para diretora da instituição, Rosana Brito Dartiballe, a substituição das lâmpadas veio no momento certo, pois nem todos os bocais tinham iluminação adequada. “Quando bate o sol nós temos que fechar as cortinas e acender as luzes para não prejudicar a visão dos nossos alunos, nem sempre o que tinha nas salas era o suficiente, pois não tínhamos recursos para preencher as luminárias duplas”. A diretora ressalta que outro ponto positivo é a segurança. “Durante a noite, mesmo que não tenha aula precisamos deixar as luzes ligadas para evitar invasões na escola. Agora, a equipe pedagógica fica tranquila, pois foram trocadas também as lâmpadas de toda a parte externa, corredores e depósito”, completa. 

 

Na escola Eng. Walder Adão Denny Siqueira, foram substituídas 277 lâmpadas fluorescentes por LED. A diretora Marcia Cristina explica que a falta de recursos para a instituição limitava a compra de lâmpadas novas. A troca só era realizada quando alguma queimava. “Agora que conseguimos apoio da Energisa, vamos poder utilizar esse recurso economizado para comprar papel e cartucho de tinta, material muito utilizado nesse momento de pandemia para imprimir a atividade dos alunos”, conta.  

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com